JORNADA DA CAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS

A Captação de Novos Alunos ainda é uma questão a ser resolvida, tanto nas Instituições de Ensino Superior, quanto nas de Ensino Fundamental e Médio.

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Gestores e Mantenedores esforçam-se para demonstrar que estão sintonizados com os novos recursos que o marketing oferece, e via de regra, afirmam que suas Instituições já utilizam as ferramentas do marketing online e que tudo está sendo feito para ampliar a base de clientes/alunos. Basta estendermos um pouco a conversa para percebermos que eles não dominam e não conhecem quase nada do ferramental que o mercado tem à disposição, seja no campo do marketing tradicional ou na dimensão dos recursos online. Desconhecem, também, a ampla gama de sistemas tecnológicos que o mercado oferece para planejamento, relacionamento, prospecção, análise e definição de perfil de clientes, bem como mecanismos de automatização de comunicações, controles dos processos e canais diversificados para alcançar leads e favorecer a atração e conversão das vendas, gerando novas matrículas.

 

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O resultado de tudo isso é uma enorme quantidade de Instituições de Ensino agonizando e penando num mercado mal explorado e mal preparado para prestar serviços de qualidade aos alunos e famílias.

Na área do Ensino Superior, as Instituições que foram absorvidas pelos grandes grupos passaram a fazer parte de padrões de serviços medianos, mas que pelo menos, entregam um nível de qualidade, que apesar de baixo, é mais ou menos previsível e razoavelmente aceitável. As IES que tentam sobreviver de forma autônoma, principalmente as de pequeno e médio porte, vivem um verdadeiro terror, geralmente protegidas pelo manto da incompetência dos gestores e mantenedores, que se esforçam para parecer que sabem o que estão fazendo, mas cometem absurdos de toda ordem. Via de regra, não possuem planejamento estratégico, nem mesmo se preocupam em definir um direcionamento estratégico, minimamente capaz de indicar o norte da Instituição. Todos trabalham no escuro e à deriva. Fazem parte de inúmeras tragédias anunciadas. É só uma questão de tempo!

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Na área do Ensino Fundamental e Médio a questão é mais complexa. Boa parte das escolas são de pequeno e médio porte e seus proprietários não se preocupam com a gestão financeira. Gastam mais do que poderiam dispor e vivem atrás do discurso da crise e das dificuldades que o país enfrenta. Um negócio, independente do porte, deve visar antes de tudo, o equilíbrio entre receitas e despesas e perseguir o lucro máximo possível. O que mais ouvimos nessas Instituições é que estão sem dinheiro e não há recursos para gastar com projetos de captação.

Ora, como imaginar que uma Escola possa crescer e ampliar suas capacidades de produzir lucros, sem que haja investimento para atrair mais alunos e ampliar a base daqueles que contribuem com as receitas da Instituição?

Se não houver um trabalho competente e eficaz para trazer muitos alunos para a Instituição, o destino já estará traçado. Vai continuar pequena, com dificuldades, repetindo os ciclos passados e apenas retardando a chegada ao fim já previsto.

A Captação de Novos Alunos para alcançar resultados excelentes e extraordinários, depende de estratégias bem elaboradas, com planos de ações que utilizem ferramentas, instrumentos e sistemas alinhados entre si, que ofereçam às equipes de vendas os melhores recursos para levarem às pessoas as informações sobre os benefícios que os cursos da Instituição proporcionam.

Além de bons cursos, com currículos adequados e professores competentes, é necessário oferecer boas acomodações, bibliotecas com bons acervos e Instituições sintonizadas com o que o meio ambiente espera delas.

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O quadro abaixo demonstra um conjunto de fatores que compõem a Jornada da Captação de Novos Alunos. É um Projeto que resultou de muitos anos de vivência em Instituições de Ensino e que já foi implementado por muitas vezes, apresentando resultados extraordinários, com crescimentos sempre superiores a 42% e chegando a alcançar índices próximos a 100% em relação à captação de semestres e anos passados.

Jornada da Captação

CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O ALUNO – CRA

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  • Dimensionamos e planejamos a CRA – Central de Relacionamento com o Aluno e levamos à apreciação e aprovação da Direção/Mantenedora.
  • Dimensionamos a Equipe de Assistentes de Relacionamento, descrevemos as funções e atribuições dos cargos, colaboramos com a área de RH para o recrutamento e seleção. Treinamos a equipe em marketing básico, vendas e atendimento qualificado ao cliente. Em muitos casos esse treinamento conta com a participação de gestores, coordenadores e pessoas que ocupam funções-chaves na Instituição de Ensino.
  • Assessoramos o planejamento de captação, envolvendo marketing, gerenciamento do funil de vendas, controles e acompanhamentos, ajustes e adaptações durante todo o período de captação.
  • Se a Instituição desejar, realizamos as atividades de marketing online a partir do nosso escritório em Brasília – anúncios patrocinados, e-mail marketing, disparos de SMS, Whatsapp – para todas as fases do funil de vendas.

 

Temos larga experiência na área e conhecemos as dificuldades das Instituições de Ensino. Estamos à disposição para irmos fazer uma visita in loco, se você achar necessário.

 

Utilize os contatos a seguir:

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LAURI MARTINS

www.bsbtraining.com.br

lauri.martins@bsbtraining.com.br

(61) 98112-9913  e  (61) 4101-0817

 

 

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